O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES FORMAIS PARA SUBMISSÃO

  1. A submissão de textos deve ser realizada eletronicamente, no campo específico do sistema online da revista. É necessário, para tanto, realizar o cadastro online do autor e seguir os passos indicados pelo sistema para a submissão.
  2. A submissão, a avaliação e a eventual publicação dos textos são gratuitas.
  3. Não serão recebidos, em qualquer hipótese, textos via e-mail ou qualquer outro meio de comunicação estranho ao sistema online da revista.
  4. Podem ser submetidos artigos, comentários, pareceres e resenhas. Entrevistas e traduções são de iniciativa da editoria e, por isso, não estão abertas a submissão, exceto sob consulta.
  5. Como parte do processo de submissão, os textos devem seguir as diretrizes gerais formais abaixo indicadas, bem como as diretrizes específicas relativas ao tipo de trabalho submetido.

 

DIRETRIZES FORMAIS GERAIS DE SUBMISSÃO

  1. A contribuição deve ser original e inédita, e não ter sido submetida à publicação por outra revista; caso seja extraída de dissertação ou tese defendida previamente, objeto de tradução de artigo anterior em outra língua ou submetido a anais de congresso científico, deve-se justificar em "comentários ao editor".
  2. A contribuição do autor deve ser livre de plágio e autoplágio e estar de acordo com todas as diretrizes CNPQ e do Código de Boas Práticas Científicas Fapesp.
  3. Os arquivos de texto submetidos devem ser anônimos. Todas as indicações diretas ou indiretas de autoria devem ser retiradas de modo a não comprometer a avaliação cega por pares.
  4. Os arquivos devem ser submetidos em formato DOC, DOCX ou RTF, nomeados conforme o título do trabalho (título.doc, título.docx ou título.rtf), com supressão de qualquer informação sobre autores inclusive nas propriedades do documento digital.
  5. Os textos devem ser redigidos em página A4, na posição vertical, com margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.
  6. Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e das tabelas, que devem ser digitadas em tamanho 10 e em espaço simples, e títulos, que devem ser digitados em tamanho 14, negrito. Os parágrafos do corpo do texto devem ser justificados.
  7. Os textos devem seguir as regras da ABNT, especialmente quanto a citações (NBR 10520) e referências bibliográficas (NBR 6023). Uma compilação interna da FACAMP traz as principais orientações: Diretrizes para apresentação de trabalhos acadêmicos da FACAMP.
  8. Os autores devem realizar a revisão ortográfica e gramatical de seus textos. Incorreções graves ou em grande quantidade justificam a rejeição do trabalho.
  9. Os autores devem ter cadastro na plataforma ORCID e indicar as respectivas ID. Para autores brasileiros, é necessário indicar também o registro na plataforma LATTES.
  10. Quaisquer fontes de financiamento devem ser informadas na ocasião da submissão e em nota de rodapé no texto. O artigo deve estar de acordo com a política de neutralidade de conselho editorial, autores, avaliadores e pareceristas da Revista DESC.
  11. A revista não avalia ou publica mais de um texto do mesmo no mesmo número ou textos do mesmo autor em números subsequentes. Essa limitação se aplica a todas as seções da revista, a todas as modalidades de texto e inclui trabalhos em coautoria.
  12. Os autores declaram ciência e observância dos critérios de avaliação do material submetido para publicação e critérios de preferência na publicação.
  13. Os autores declaram ciência e observância das declarações de ética editorial para membros dos conselhos editoriais e pareceristas da revista.

 

REGRAS FORMAIS ESPECÍFICAS DE SUBMISSÃO POR SEÇÃO

— Diretrizes para artigos e comentários:

  1. No formato solicitado, recomenda-se que artigos e comentários tenham entre 15 e 25 páginas ao todo. Trabalhos com extensão superior a 25 páginas serão excepcionalmente processados apenas mediante avaliação dos editores, mediante justificativa apresentada em "comentários ao editor".
  2. Admitem-se artigos em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Comentários serão aceitos exclusivamente em português. Os textos devem conter título, resumo e três palavras-chave no seu idioma de redação e em inglês.
  3. O título deve ser sucinto e refletir de modo claro a temática do texto e sua delimitação.
  4. O resumo deve conter até 200 palavras.
  5. Admitem-se textos com, no máximo, 3 autores. Em caso de grupos de pesquisa ou de participações em trabalhos de natureza empírica, as colaborações devem ser indicadas em notas de rodapé.
  6. De modo a evitar distorções, organogramas, gráficos e esquemas devem ser inseridos como imagens anexadas ao texto.
  7. Os textos devem conter, ao final, uma lista completa de referências bibliográficas, redigidas em conformidade com as regras da ABNT e ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome dos autores. Quando disponível, deve-se informar ao final da referência o DOI dos trabalhos referenciados e as URL ativa dos sites consultados.
  8. Para textos escritos em outras línguas, ver orientações em inglês.

 

— Diretrizes para resenhas:

  1. Recomenda-se que o texto final tenha até 6 páginas.
  2. Deve-se indicar de maneira detalhada o trabalho resenhado.
  3. Resenhas serão aceitas exclusivamente em português.
  4. Admitem-se textos com, no máximo, 3 autores.
  5. No que couber, aplicam-se as diretrizes para artigos e comentários.

 

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