O princípio da par conditio creditorum e a (im)possibilidade do tratamento diferenciado entre credores de mesma espécie

Palavras-chave: Credores; par conditio creditorum; Paridade; Recuperação e Falência, Credores, Par conditio creditorum, Paridade, Recuperação e falência

Resumo

Esta pesquisa objetiva verificar a possibilidade jurídica de inovações no tratamento de credores de mesma espécie, dentro do processo de recuperação judicial, sem que isso represente ofensa ao princípio do tratamento paritário entre eles. Pretende-se analisar a possibilidade de conferir tratamento diferenciado entre os credores pertencentes à mesma classe, pelo oferecimento de diferentes formas de pagamento do crédito, através da análise princípio da par conditio creditorum no Brasil, bem como dos princípios que norteiam o Direito Recuperacional. Por meio de pesquisa de cunho qualitativo e fazendo uso de técnicas de revisão literária, é possível concluir que é possível tratar tais credores de forma diferente, sem que isso represente ofensa ao princípio da paridade.

Biografia do Autor

Elias Kallás Filho, Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo - USP (2008), onde também se graduou em Direito (2002). Pós-Doutor da Fundação São Francisco de Assis (Belo Horizonte, MG - 2011). Atualmente, é Coordenador do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM, bem como professor dos cursos de graduação, especialização e do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição (PPGD-FDSM), tendo sido seu coordenador entre 2013 e 2016. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Constituição e Relações Econômicas; Estado, Empresa e Tributação; Direito e Saúde. Advogado. Foi Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Minas Gerais (2010-2012).

Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza, Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM

Bolsista CAPES com dedicação exclusiva no Programa de Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Mestranda em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Editora Associada da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas - Qualis Capes B1 (Versão impressa ISSN: 1516-4551 / Versão eletrônica ISSN: 2447-8709). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM (2020), e em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação - FAI (2012).

Publicado
2023-03-20
Como Citar
KALLÁS FILHO, E.; CARROZZA, J. P. A. O princípio da par conditio creditorum e a (im)possibilidade do tratamento diferenciado entre credores de mesma espécie. DESC - Direito, Economia e Sociedade Contemporânea, v. 5, n. 1, p. 116-129, 20 mar. 2023.
Seção
Artigos